Vivendo um TCC - o Início de tudo

segunda-feira, 24 de maio de 2010 19:28 Postado por Hemilin Alves
Grande parte da população desconhece como é realizado o Transplante de Medula Óssea. Foi pensando nisso que decidi desenvolver no meu TCC uma grande reportagem em vídeo sobre o procedimento. O meu objetivo é explicar como é realizado o procedimento e mostrar como é a espera de um paciente que precisa de um doador.

É muito simples se tornar um doador. Para se cadastrar são necessários apenas 5 mls de sangue. As pessoas só precisam ter mais acesso a informações como essa.

A chance de encontrar uma medula compatível no registro nacional de doadores é em média de um para cem mil. No registro internacional esse número sobe para um milhão.

Todos os dias morrem pessoas a espera de um doador. É preciso conscientizar a população da importância da doação de Medula Óssea.

Eu pude vivenciar de perto o problema da falta de doadores. Recebi em 2006 o diagnóstico de Leucemia Linfóide Aguda. Durante o meu tratamento pude acompanhar muitos pacientes em busca da cura. Foram inúmeros os casos onde a única chance de sobrevivência era o Transplante de Medula Óssea. Mas o baixo número de doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o REDOME, resultou em uma espera dolorosa e sem grandes expectativas. Isso me motivou a fazer algo que ajude a mudar essa situação.

Durante a realização do meu trabalho irei publicar aqui algumas informações sobre o Transplante de Medula Óssea. Espero que de alguma forma o meu trabalho contribua para diminuir o número de pacientes a espera de um doador.

Toda a colaboração será muito bem vinda. Quero agradecer a minha prima-irmã Karini que fez um post sobre a minha historia no blog dela - karinipsicologa.blogspot.com, com o objetivo de levar esperança até aqueles que continuam na luta.

3 Response to "Vivendo um TCC - o Início de tudo"

  1. Karini M. Cândido Says:

    O mundo realmente necessita de inciativas como essa para levar um pouco de conhecimento e sensibilizar aqueles que desconhecem o quão árdua é a luta para quem vivencia essa realidade.
    Parabéns Mi, tenho certeza que esse trabalho será um sucesso assim como a sua história de vida!
    Pode contar comigo nessa luta!!!!

  2. Anônimo Says:

    Mimizuda meu amor, adorei seu tema de monografia e concordo plenamente com suas palavras. O que está faltando é conhecimento da população sobre que o que é o transplante. Geralment as pessoas se preocupam apenas quando acontecem com algum conhecido e familiar, sem pensar que todos os dias diversas pessoas estão falecendo sem um doador compatível.

  3. prof Alex Says:

    Este comentário foi removido pelo autor.